“Junco” e “Regresso” de Miguel Torga

Na biblioteca da minha escola, Miguel Torga é o autor do mês. Lembrei-me, por isso de um poema que escrevi em tempos, inspirado nele.
“Torga é uma planta brava da montanha, que deita raízes fortes sob a aridez da rocha, de flor branca, arroxeada ou cor de vinho, com um caule incrivelmente rectilíneo” (in wikipedia) e que Adolfo Correia da Rocha usou no seu pseudónimo.

Aqui pelas minhas bandas os desafios às plantas são outros e o junco é uma planta extraordinária: suporta grandes variações de salinidade, estar periodicamente submersa pela água salgada, criar raízes num substrato pouco estável…

Dois poemas com sessenta anos entre eles.

Deixo-vos com o meu…

Junco Planta

Junco

Queria as tuas raízes

Tão fortes, que me firmassem

Em convicções de granito

Pois, torga, eu acredito

Que é dessa cepa que nascem

Grandes homens e países.

 

Mas eu nasci junto ao mar

Tenho as raízes na areia

Nas variações da maré.

Adaptei-me, é o que é:

Sopra o vento, o mar volteia…

Aprendi a balançar.

João Alberto Roque

E, de Miguel Torga, o…

Regresso

 

Regresso às fragas de onde me roubaram.
Ah! minha serra, minha dura infância!
Como os rijos carvalhos me acenaram,
Mal eu surgi, cansado, na distância!

 

Cantava cada fonte à sua porta:
O poeta voltou!
Atrás ia ficando a terra morta
Dos versos que o desterro esfarelou.

 

Depois o céu abriu-se num sorriso,
E eu deitei-me no colo dos penedos
A contar aventuras e segredos
Aos deuses do meu velho paraíso.

Miguel Torga

 São Martinho de Anta, Natal de 1951

Torga planta

Poderás também gostar de ler estas Infantilidades:

Nós somos do mundo  Poesia na cidade 2  Receitada pelo médico  Teia2  O riocorria calmo  Com e sem rede  

ou ir para o início.

4 Respostas

  1. gostei muito do seu poema também!

  2. Dá gosto ler, os dois!

Deixe uma Resposta

