Receitada pelo médico

Prefiro escrever
Quando estou feliz.
E assim a alegria,
O carinho, o amor,
A esperança, a paz, …
Transbordam da vida
Enchem o poema.

E nos dias tristes?
Podes perguntar.


Nos dias tristes aceito
A sugestão de um amigo
Quando, já adivinhando,
Me dedicou um poema
(a mim… e a ti também)

E ele era médico
(Nas horas que a poesia
Lhe deixava vagas)
Sabia o que dizia.

Receitou-me poesia
Para tomar sempre
Que não estiver bem.

Então, se estou mal
No meu coração,
Se estou irritado, …,
Como um xarope,
Leio um poema
Alegre, feliz,
Depois outro e outro

E esqueço as dores.
Ilumina as sombras
Que trago na alma,

E regressa a calma
E regressa a paz.

Será um placebo?
Não sei se faz bem
(Parece que sim)
Mal é que não faz!

Este texto já foi publicado no blogue de uma amiga que defende o puder curativo das palavras. Até parecia mal não estar disponível no meu próprio blogue.

A inspiração veio-me de “Um poema” de Miguel Torga, que tive o gosto de apresentar à Neusa. Para quem não saiba (haverá alguém?) Miguel Torga é o pseudónimo literário de Adolfo Correia da Rocha, médico otorrinolaringologista, que foi uma dos maiores vultos da literatura nacional do século XX.

 

Um poema

Não tenhas medo, ouve:
É um poema
Um misto de oração e de feitiço…
Sem qualquer compromisso,
Ouve-o atentamente,
De coração lavado.
Poderás decorá-lo
E rezá-lo
Ao deitar
Ao levantar,
Ou nas restantes horas de tristeza.
Na segura certeza
De que mal não te faz.
E pode acontecer que te dê paz…

Miguel Torga

Ligações ao blogue da Neusa “as coisas falam se as soubermos ouvir” e aos artigos referidos sobre a terapia poética:

http://arianasoares.wordpress.com

http://arianasoares.wordpress.com/2012/08/29/terapia-poetica-parte-i/

http://arianasoares.wordpress.com/2012/09/01/terapia-poetica-parte-ii/

A imagem que ilustra este post foi retirada de:

http://compartimentosecretopara.blogspot.pt/2011/09/invitation-au-voyage.html

 

Poderás também gostar de ler estas:

     

ou ir para o início.

Deixe uma Resposta

