6º Encontro Lusófono de Literatura Infanto-juvenil

Tenho andado afastado do blogue e falhei mesmo uma meta que tinha imposto a mim mesmo: colocar pelo menos uma novidade em cada mês e já passaram quase dois. A falha não se ficou a dever à falta de assuntos, mas de disponibilidade.

Na semana a seguir à Páscoa, mais concretamente no dia seis de Abril – Dia Internacional do Livro Infantil – estive em Rio Tinto, a convite da educadora e escritora Ângela Monforte. A conversa com as crianças do Jardim-de-Infância teve como ponto de partida uma história que escrevi para aquelas idades.

Já em Maio, de um a oito, fui um dos escritores convidados a participar no 6º Encontro Lusófono de Literatura Infanto-juvenil, organizado pelo Município da Trofa. É sempre um enorme prazer voltar àquele que é o meu “local de nascimento literário” e onde me sinto sempre bem acolhido.

Na notícia do portal da Câmara Municipal da Trofa sobre o evento, a foto escolhida mostra um momento da minha conversa com um grupo de crianças. Eu sentei-me ao nível delas, num local diferente do preparado para o efeito, mas havia lá melhor lugar do que a sala da biblioteca onde estão os livros para a sua idade? Contei-lhes um dos meus contos e a receptividade foi fantástica, em ambos os grupos. Não foi um acaso: todos conheciam “Pirilampo e os deveres da escola” e eu li-lhes uma continuação, em permanente diálogo com elas.

Foi o momento mais conseguido da minha experiência de contar histórias a crianças. Estavam motivadas, bem preparadas e a história dizia-lhes muito. Por várias vezes, o que eu tinha para ler foi antecipado pelas suas próprias histórias com gatos (falaram também de cães e outros animais domésticos).

No final autografei alguns livros que as crianças, como a menina em primeiro plano, levaram para o efeito.

http://www.mun-trofa.pt/Site/FrontOffice/default.aspx?module=Headlines/HeadlinesDetail&ID=111

Poderás também gostar de ler estas Infantilidades:

Cecília e Sissi

ou ir para o início.

2 Respostas

  1. Olá!
    Passei para espreitar as novidades e não queria sair sem dar os parabéns por este contacto directo com os mais pequenos e pelo à-vontade com que se nota que o fez, para além do envolvimento notório que conseguiu por parte dos envolvidos.
    É assim mesmo, continue!

    • Amiga Juca

      Obrigado pela simpatia do comentário.
      Só agora respondo porque o comentário tinha ido parar ao “spam”. Já não é a primeira vez que tal me acontece, sobretudo num dos meus emails, pelo que, de vez em quando passo, para ver se há mensagens desviadas por engano. Ainda bem que o fiz.

Deixe uma Resposta

