Barco de papel

Imagem cortada do site http://www.designup.pro.br/imgs/index/tag:papel/order:favs

Deste-me um barco de papel
Mas muito mal aparelhado
Não tem bússola nem tem leme
Tem só um mapa desenhado

Que me diz que siga o rumo
Que nasce no meu coração
Tenho medo de me perder
(Eu sei pouco de navegação)

E estamos no mesmo barco
– Senão porque sorriria? –
Ainda bem seguro no cais
Com amarras de poesia

Fizeste de mim capitão
Deste sonho desta esquadra
Mas é tempo de partida
Desta linha, nesta quadra

Não vês como és cruel?
Vês-me prestes a naufragar
E dás-me um barco de papel
A mim… que não sei nadar.


Este é um poema que escrevi em Dezembro de 2006 e que tinha ficado guardado até hoje, na gaveta do meu computador.

Lembro-me agora que o li, entre vários outros, à minha turma do 12º F da altura – uma daquelas aulas de sexta-feira ao fim da tarde em que a capacidade de dos alunos de estarem envolvidos nos conteúdos do programa se acabava mais depressa que o normal…

Houve uma aluna que gostou e me pediu para copiá-lo… Hoje encontrei-o, por acaso, no facebook. Provavelmente já não se lembrava da sua origem e por isso não refere o autor, mas eu… lembrei-a, colocando a versão completa.

Como já veio a público… publico-o aqui também. Espero que gostem tanto como a Daniela – por sinal também eu gosto muito de vários textos dela que fui lendo – e alguns visitantes que o leram no seu facebook.

Obrigado também… à pessoa extraordinária que me deu o tal barco de papel.

Poderás também gostar de ler estas Infantilidades:

Apelo aos amigos  

ou ir para o início.

Uma resposta

  1. lindo poema

Deixe uma Resposta

